| Sessão 1 |

27-01-2017

Foi o primeiro ensaio. Pedi para falar com o professor Rocco. Levaram-me até uma sala. Quando entrei estavam a preparar tudo para o ensaio. Eram 10 pessoas, sentadas em meia lua, com os instrumentos à sua frente preparados para começar.

O indivíduo F, um rapaz autista, foi o primeiro a vir falar comigo. Falava tão rápido, mas tão rápido que eu não era capaz de o acompanhar. Todos tinham curiosidade de saber quem era a nova rapariga. Apresentei-me. Expliquei o porquê de estar ali com eles e, com mais ou menos entusiasmo todos me cumprimentaram. Sentei-me apenas a ver a dinâmica de ensaio.

Começou com a demonstração/experimentação de um novo instrumento criado no laboratório musical do maestro Aleksandar Caric. Consistia em uma tábua de madeira com apenas uma corda de Baixo. O seu funcionamento é equivalente a qualquer instrumento de cordas, mas em vez de um arco, usa-se uma baqueta para percutir a corda. O indivíduo F mostrou logo interesse pelo novo instrumento. Nesta primeira abordagem o mais complicado foi a coordenação das mãos.

O ensaio continuou. Recordaram as músicas aprendidas até agora. Algumas eram originais. Todos demonstravam imensa preocupação em dar o seu melhor para me impressionar.

Quase no final do ensaio chegou um elemento que tinha ido à natação: eu sou o individuo B1, B... para os amigos, e tu como te chamas?

Dinâmica de ensaio:

O maestro toca guitarra para dar a base harmónica e o Rocco orienta os músicos para as dinâmicas indicadas enquanto improvisa ou apoia com a melodia no clarinete. A Dona Aida também é parte importante do processo de ensaio. É ex-funcionária do centro e voluntária no grupo musical da Cerci.

Em todas as obras, todos tocam sempre o mesmo instrumento. A forma que eles utilizam para tocar baseia-se na repetição levando à memorização. A instrumentação baseia-se em: Instrumentos de percussão e instrumentos Orff.

No fim do ensaio chegaram mais dois elementos. Estava triste por chegarem tão tarde e tinham imensa vontade de ensaiar.

Fui acolhida com tanto amor e tanta simpatia que a minha vontade era voltar.

Após o ensaio fiquei a falar com o maestro e o Rocco. Explicaram-me tudo o que necessitava saber e deixaram-me completamente em casa para experimentar o que eu achasse importante.

© 2017 Mónica Reis. Todos os direitos reservados.
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